sexta-feira, janeiro 20, 2006

SawII - A experiência do medo

Até onde iriam para garantir a vossa sobrevivência?

Nos últimos dias confrontei-me por duas vezes com esta questão, em duas obras distintas: num livro (do qual vos falarei numa próxima vez) e neste filme. Na verdade julgo que ninguém pode dar esta resposta até se ver confrontado com uma situação em que o nosso instinto mais básico seja realmente posto à prova.

Pois é destas situações limite que este filme trata. Quem viu o primeiro filme Saw, deve lembrar-se de Jigsaw, representado por um boneco sinistro e que força as pessoas a entrar nos seus jogos macabros, onde a sobrevivência é sempre uma escolha. Mas o que se tem de abdicar é sempre terrível.

Apesar do meu esforço de memória, não me consigo lembrar pormenorizadamente do primeiro filme mas lembro-me que gostei. Este SawII, está feito num estilo ligeiramente diferente (o realizador é diferente: Darren Lynn Bousman), claramente inspirado no fantástico Seven.

A trama prende a atenção até ao último segundo e o final, que tantas vezes estraga estes filmes, é inteligente e, pelo menos para mim, suficientemente inesperado.

Quanto à história não me quero alargar muito, pois nestes filmes o essencial é a surpresa. Mesmo assim acho que vos posso dar um "cheirinho": Jigsaw, a morrer de cancro, deixa-se apanhar pela polícia. O problema é que, nesse preciso momento, o filho do inspector que o prende está fechado com mais seis pessoas numa casa cheia de armadilhas e a respirar um gás letal que só os deixará viver por cerca de duas horas. Ou eles conseguem sair ou a policia (que os consegue ver através das camaras de vigilância instaladas na casa) os consegue soltar. E no fundo é tão fácil: basta seguir as regras....

Enfim, para quem gosta do género, é uma boa aposta e vale, na minha opinião, 4 estrelas.

Que vos parece?

Sem comentários: