quarta-feira, janeiro 25, 2006

Pride and Prejudice - Orgulho e Preconceito

Já com alguns dias de atraso, por motivos que não vale a pena repetir, aqui vai o comentário ao último filme que vi. Desta vez não me vou mesmo estender muito até porque não tenho assim tanta coisa para dizer.

Confesso que fui ver este filme com um misto de expectativas altas e baixas (ok, concordo que isto não faz muito sentido mas já tento explicar :P).

Como penso que sabem este filme é uma adaptação de um romance de 1797 de Jane Austen, a mesma escritora de outras famosas obras (algumas igualmente adaptadas para o cinema ou para a televisão) como Sensibilidade e Bom-senso e Emma. Já tendo lido, embora há muitos anos,o romance e tendo acompanhado, ainda que não fielmente, a série da BBC, não esperava grandes surpresas desta adaptação e realmente não as tive.

Como muitos destes filmes de época (o meu preferido é As Mulherzinhas), o melhor deste filme está, sem dúvida, na fotografia, no guarda-roupa e nos cenários. O realizador, Joe Wright, mais uma vez um novato nestas lides do cinema, consegue imprimir um espirito realista e no geral o filme até convence.

Mas para mim o maior senão está nos actores escolhidos (ou melhor, alguns deles). Começando por um Mr. Darcy (Matthew Macfadyen) pouco convincente como arrogante e pretencioso (embora vá melhorando ao longo do filme, enquanto o personagem se descontrai), uma Jane (Rosamund Pike) cuja beleza teoricamente estonteante deixa muito a desejar e a acabar no pior: a nova estrelinha Keira Knightley no papel principal.

Até pode ser um pouco de embirração minha mas não tenho a mais pequena paciência para este "novo projecto de Winona Ryder" (são capazes de se lembrar desta menina de Os Piratas das Caraíbas e de O Rei Artur) que passa o filme todo com risinhos irritantes e saltinhos adolescentes, retirando completamente o carisma da personagem Lizzie.

Enfim, 3 estrelas. Nem bom, nem mal...vê-se!

Sem comentários: