
Confesso que fui ver este filme com um misto de expectativas altas e baixas (ok, concordo que isto não faz muito sentido mas já tento explicar :P).
Como penso que sabem este filme é uma adaptação de um romance de 1797 de Jane Austen, a mesma escritora de outras famosas obras (algumas igualmente adaptadas para o cinema ou para a televisão) como Sensibilidade e Bom-senso e Emma. Já tendo lido, embora há muitos anos,o romance e tendo acompanhado, ainda que não fielmente, a série da BBC, não esperava grandes surpresas desta adaptação e realmente não as tive.
Como muitos destes filmes de época (o meu preferido é As Mulherzinhas), o melhor deste filme está, sem dúvida, na fotografia, no guarda-roupa e nos cenários. O realizador, Joe Wright, mais uma vez um novato nestas lides do cinema, consegue imprimir um espirito realista e no geral o filme até convence.
Mas para mim o maior senão está nos actores escolhidos (ou melhor, alguns deles). Começando por um Mr. Darcy (Matthew Macfadyen) pouco convincente como arrogante e pretencioso (embora vá melhorando ao longo do filme, enquanto o personagem se descontrai), uma Jane (Rosamund Pike) cuja beleza teoricamente estonteante deixa muito a desejar e a acabar no pior: a nova estrelinha Keira Knightley no papel principal.
Até pode ser um pouco de embirração minha mas não tenho a mais pequena paciência para este "novo projecto de Winona Ryder" (são capazes de se lembrar desta menina de Os Piratas das Caraíbas e de O Rei Artur) que passa o filme todo com risinhos irritantes e saltinhos adolescentes, retirando completamente o carisma da personagem Lizzie.
Enfim, 3 estrelas. Nem bom, nem mal...vê-se!
Sem comentários:
Enviar um comentário