domingo, janeiro 29, 2006

No frio da neve e no calor de Saigão: o perfeito anti-ácido para a azia de ontem

Depois da tristeza que o meu glorioso me deu ontem, o de dia de hoje foi óptimo. O meu bom humor deve-se a duas razões: fui finalmente ver o Miss Saigão e...nevou em Lisboa!!!

Começando pela segunda (que na ordem real do dia foi a primeira) confesso que, não sendo grande fã de neve, pelo menos nos locais onde é suposto e comum ela existir, fiquei literalmente pasmada e entusiasmada com o facto de hoje ter nevado em Lisboa.

Ia eu no carro com a Maria a conversar sobre o facto surpreendente de ter nevado na Figueira da Foz quando, ao pararmos o carro para "recolher" as nossas parceiras de musical, nos caem do céu (bem, de onde é que havia de ser?) dois flocos branquinhos (os primeiros de muitos que se seguiram), e nós, em perfeita sintonia, ficámos por momentos em silêncio e depois: "Isto é neve..." dissémos incrédulas. Imagino que para quem viva no norte do país, o facto de cair neve não deva constituir nenhum motivo de interesse ou, muito menos, de surpresa, mas para nós, naquele momento foi como se de repente se fizesse magia e o caminho até ao coliseu foi feito numa espécie de euforia aparvalhada.

Agora a parte do dia que, apesar de programada, foi a principal razão da minha boa-disposição: o musical Miss Saigon. ADOREI!! A musicas (embora com ligeiras alterações) eu já conhecia e sabia de cor, a história não foi, obviamente, novidade, mas não deixei de ficar fascinada porque a parte vsual do espectáculo (ainda que observada nos lugares da galeria) confere à obra uma perspectiva completamente diferente.

A quem não viu recomendo vivamente e para quem não conhece a história aqui vai o resumo (desculpem o plágio do texto do site do coliseu dos recreios): "Durante a Guerra do Vietname, um recruta apaixona-se por uma jovem vietnamita dando origem a uma condenada estória de amor.... Em 1975, as tropas vietnamitas invadem a Embaixada Americana em Saigão e as tropas americanas são evacuadas pelo telhado em helicópteros. Chris, desesperado, procura Kim na multidão. Não quer partir sem a levar; não quer partir sem o seu grande amor. Sem outra hipótese, é empurrado para o helicóptero e afasta-se da caótica Saigão. Para trás deixa uma existência que não compreende, um amor verdadeiro e um filho que desconhece existir. Três anos depois, já casado, Chris descobre Kim em Banguecoque e vai ao seu encontro…Baseada em factos reais, MISS SAIGON retrata os momentos e as situações vividas durante a guerra do Vietname, através de uma abordagem fortemente emocional, de paixão e drama.Miss Saigon actualiza as mais clássicas estórias de amores impossíveis como Madame Butterfly onde os autores, Alain Boublil e Claude Michel Schonberg, confessam ter procurado inspiração. Estreado em 1989, MISS SAIGON é um dos 3 mais famosos musicais de sempre na história do teatro inglês, tendo conquistado mais de 31 milhões de espectadores em todo o mundo. "

E pronto, hoje deito-me bem mais contente, já quase com a "azia" de ontem esquecida e com a perspectiva de em Maio voltar ao coliseu para ver o Grease.

P.S.: Era suposto ter comentado hoje o filme As Memórias de uma Gueixa" mas ainda não tive tempo. É amanhã sem falta!

3 comentários:

Marco Lourenço disse...

sim
tb nevou em sintra
e eu tb parecia uma criança
um miudo um pouco aprvalhado por ver cristais brancos a cairem sobre o castelo dos mouros.

mas queria dizer.t q tb vi o miss saigon e tb achei divinal, mto bom msm
e como rpometi a mim msm nunca´+ vou ser forreta num musical nem numa ópera. até se viu bem e continua-se a adorar o espetaculo, mas acredito q deva ter sido bem melhor por + 20 euros.

Mocas disse...

Estava com esperança de já poder ler aqui as tuas apreciações sobre o filme " As memórias de uma gueixa".
É que estava a pensar ir ver o filme amanhã mas gosto sempre de ouvir uma opinião de confiança;)

Bjocas

marta* disse...

deliciosamente lamechas, miss saigon :) fantástico nas cores e nos cenários...