terça-feira, janeiro 31, 2006

Memoirs of a Gueisha - Memórias de uma Gueixa


Confesso que me sentia novamente invadida pela preguiça de escrever o comentário ao filme Memórias de uma Gueixa, mas, por uma questão de respeito com uma das minhas leitoras mais fieis vou ganhei coragem e vou faze-lo agora (de kk maneira, obrigada por considerares a minha opinião como fiável!). Vamos a isso!

O filme é de uma beleza estonteante desde o primeiro frame, lembrando em alguns momentos um quadro vivo. Este facto faz com que o filme valha a pena, mesmo para quem leu o livro de Arthur Golden (1997).

Mais do que apenas um bom argumento, este filme foi, para mim uma deslumbrante experiência visual, onde, ao longo de quase duas horas e meia fui transportada para uma cultura diametralmente diferente da minha.

Memórias de uma Gueixa conta-nos, na primeira pessoa, a história de Chiyo (mais tarde, Sayuri) uma menina pobre de olhos cinzentos, que aos nove anos é vendida a uma casa de gueixas. A partir daí, acompanhamos o seu crescimento, até, apesar de todas as contrariedades, se tornar na gueixa mais famosa dos anos 30.

O romance é baseado em entrevistas reais e poderá ser um bom ponto de partida para nós ocidentais percebermos que muitas das ideias que temos sobre algumas das tradições orientais são preconceituosas e erradas.

De qualquer forma, não posso ignorar a crescente polémica em torno desta pelicula. De facto, um dos principais problemas foi a escolha das três protagonistas, nenhuma delas japonesa. Este casting tem provocado alguma revolta no seio das comunidades asiáticas que consideram preconceituoso e racista, considerar-se que desde que tenha "olhos em bico" vai tudo dar ao mesmo.... Enfim, embora possa perceber esta argumentação, devo confessar que na realidade este facto não foi perceptivel para mim e só descobri as nacionalidades das actrizes depois de ver o filme. O realizador Rob Marshall (o mesmo de Chicago) defende-se dizendo que a escolha foi baseada nas capacidades artisticas (e fama) das actrizes e no facto de, para o papel principal, precisar de uma actriz que fosse credivel como tendo 15 anos e como tendo 30 (o que de facto é conseguido).

Outras criticas estão relacionadas com alguma "ocidentalização" das pinturas, dos penteados, dos quimonos e das danças e também com algum paralelismo, teoricamente falso, da actividade das gueixas com a prostituição.

Embora não refutando nenhuma delas (até porque o meu conhecimento destes rituais é reduzido), o facto é que nenhum destes factos me retirou algum prazer em ver este filme. Tenho apenas uma critica negativa que é o facto de o filme perder alguma credibilidade por ser falado em inglês em vez de japonês. Tendo em conta tudo isto, dou 4 estrelas e, claro, recomendo que o vão ver.

(Contente Tigger? Fico à espera da tua opinião.)

3 comentários:

Marco Lourenço disse...

por acaso tenho ouvido
imensas criticas a este filme
e eu detesto ir ver um filme e depois achá-lo nojentissimo [já agora obrigado pela dica do livro, já o tinha sondado ao de leve e acho q vai ser msm esse a minha próxima vitima].

voltando ao filme, ouvi dizer q este se tornava um pouco ridiculo. no entanto a pessoa q partilhou esta opnião não argumentou o comentátio - por isso ficou só como nuvem cinzenta.

eu só vi o trailer e adorei a fotografia e o tratamento da imagem. em relação a historia já a conhecia e acho digna de um filme [tal como a literatura portuguesa, é pena n haver realizadores capazes de lhe fazerem justiça].

pergunto a mim msm se as pessoas q consideram o filme 1 pouco ridiculo, o fazem por esses aspectos q tu mencionaste - china invés de japão, e ocidentalismo sp presente alterando a própria história.

é sp o msm receio por a fasquia demasiado alta e dps é uma desilusão

este meu receio prende-se só pq me lembro q qd vi a miss saigon achei partes tb um pouco ridiculas, tipo esta citação - eu sou capaz de fazer o bem eu sou americano.

claro q me desmanchei a rir qd quase todo o mundo chorava. mas tb é verdade q isto n me fez gostar menos do musical.

porra eu sou demasiado complicado, ponho me sempre a pensar se vale a pena estar a gastar 2:30h do dia para ir ver uma coisa q dps n me sacia ou...

só para dizer q ontem fui ver o match point e adorei claro, mas ópera como ost torna-se um pouco desconcertante ao longo do filme e gosto de opera, mas tenho a certeza q tal era msm uma bela jogada do relaizador. moral da história - o q interessa é ter sorte, desejar sp q a bola nos dê o ponto certo qd fica hesitante por raspar na rede.

devia apgar este comment. dps logo vejo. mas sim tb acho mto bom fazeres aqui as opnioes dos filmes, continua. de livros tb és sp bem vinda.

Mocas disse...

Fiquei com boa impressão da tua crítica!
Quando for ver o filme, logo deixo aqui também as minhas apreciações!
Obrigada pela consideração :)
beijocas

Mocas disse...

Já fui ver o filme!
E estou a verificar que a cara Iguana arrisca-se a tornar uma das minhas favoritas críticas de cinema.
Passo a explicar:
Normalmente, antes de ver um filme, dou-me ao trabalho de ir ler as opiniões dos críticos de alguns jornais, mas normalmente irritam-me sempre.
Parece que esta gente já não sabe o que é a essência do cinema (pelo menos para mim)...que é o entretenimento!Que me interessa a mim que um filme seja técnicamente perfeito e depois seja uma seca do pior ou pelo contrário, porque não hei-de eu ir ver um filme cómico e que me diverte porque técnicamente nao presta, ou o realizador não é xpto,...
Isto tudo para dizer que gostei do filme " As memórias de uma Gueixa". Serviu para dismistificar algumas ideias que tinha acerca dos rituais japoneses. Perdoem-me a ignorância, mas basicamente achava que gueixas eram só prostitutas de alto luxo...
Gostei muito da fotografia, da caracterização e das interpretações e também achei que o filme perdia um pouco por ser falado em inglês...mas compreendo que tivesse que ser assim.
Fiquei espicaçada agora para ir ler o livro...
Bjocas