sexta-feira, janeiro 27, 2006

Não é justo...

Estou oficialmente desmoralizada e deprimida....

Em Setembro (quando comecei) estava tudo bem. Ainda embalada pelo sabor das fantásticas férias, tudo me parecia óbvio e fácil. Ero só uma questão de (pouco) tempo.

Em Outubro comecei a interrogar-me se estaria a fazer alguma coisa de errado, se seria normal e aceitável que na única entrevista a que fui me quisesse recrutar para "semi-escrava". Mas não estava excessivamente preocupada e sinceramente as "férias" prolongadas, mesmo que forçadas, ainda sabiam bem.

Em Novembro, mês dos meus 24 anos, começou a crescer dentro de mim, primeiro quase imperceptivel e depois de forma claramente incomodativa, um sentimento de inutilidade e de algum desespero por nem sequer me ser dada a oportunidade de tentar defender o meu valor; era rejeitada sem sequer ver a cara de quem me rejeitava.

Em Dezembro finalmente aconteceu. E tudo correu bem, bem demais. E com garantias de "98%", elogios de encher o ego a qualquer recém-licenciado e a promessa de uma resposta logo em Janeiro ("não lhe vou dar uma prenda de Natal antecipada, mas não se preocupe que nem vou entrevistar mais candidatos"- disse ele) fui de férias descansada, respondendo sorridente "em principio começo em Fevereiro" às perguntas de pessoas preocupadas com o meu futuro.

Janeiro chegou...passou uma semana e nada("ainda é cedo" - pensei)...passou mais uma semana e nada ("já diziam qualquer coisa"....) mais uma semana e finalmente uma resposta:

"Ex.ma Sra Raquel Mourão
Em relação ao assunto em epígrafe informamos que ficámos com a melhor da impressões sobre o seu cv e entrevista.
No entanto, não foi a candidata seleccionada.
Gostaríamos de saber se está interessada em colaborar connosco em projectos dentro da engenharia do ambiente e fiscalização.
Os meus cumprimentos pessoais,

Luis Gomes"


Nem vos posso descrever o meu desapontamento! A sensação de injustiça e desvalorização pessoal é avassaladora. Mas a culpa é minha, que me iludi.

Desculpem o desabafo deprimente.

P.S.: Lara: li o teu comentário imediatamente depois desta resposta inesperada. Mais uma vez obrigada por, ainda que desta vez inconscientemente, me tenhas levantado a moral quando mais precisava.

P.S.2: Dois dias, dois grandes filmes: Match point e Memórias de uma gueixa. Mas o comentário fica para depois; com o meu actual estado de espirito não lhes ia fazer justiça de certeza

4 comentários:

Mocas disse...

Rapariga,
Não desanimes!
Depois de ter passado por uma ou duas situações assim, de "quase certeza", que me levaram até a recusar responder a outros anuncios, percebi uma coisa! Nunca nada é certo até começares efectivamente o trabalho!
De qualquer modo, parece-me que é precisamente no início do ano que as empresas começam a ver os inumeros CV's que receberam!
Portanto, vais ver que a tua sorte está mesmo mesmo aí a bater à porta!
Beijocas e Força!

Anónimo disse...

Raquel,
Não fiques triste! Se te serve de algum consolo quando acabei o curso (em Julho) só começei o meu estágio (remunerado) em Março! Por isso força já falta pouco!:)
Beijocas,
Filipa

Anónimo disse...

Quote: "Em Outubro comecei a interrogar-me se estaria a fazer alguma coisa de errado, se seria normal e aceitável que na única entrevista a que fui me quisesse recrutar para "semi-escrava". "
Não terminaste e a frase. Quem o quê?
No other comments.
Beijinhos e boa sorte para as próximas entrevistas.

Raquel disse...

Nambi, não percebi bem a pergunta mas se é sobre o sítio a que fui à entrevista, foi aquela cena na CM de Palmela. Era isso?