terça-feira, janeiro 10, 2006

Green Street Hooligans - Os Rebeldes do Bairro


Este novo filme da realizadora alemã Lexi Alexander (alguém conhece mais algum?) foi a minha última desilusão cinematográfica. Bem, na verdade não foi bem uma desilusão (as expectativas nem eram muito altas), foi mais uma espécie de total desperdício do dinheiro do bilhete (mesmo com desconto do cartão jovem).

Até admito: o filme nem está mal feito e prende a atenção. E então? E então que uma tourada também pode (será?) ser bem conseguida e até prender a atenção e nem morta eu punha os pés numa (pagando ou não...).

É que este filme não passa de um elogio disparatado e violento à demência de uns supostos adeptos de futebol que mais não são do que jovens doentes e frustrados que pensam que a coragem e a honra está na força de um soco. Acho que este filme é perigoso e parece-me completamente absurda a classificação para maiores de 12 (pelo menos no UCI do El Corte Ingles).

Os criticos do costume (alguém sabe que qualificações têm estes senhores que escrevem para os jornais e são pagos por isso?) elogiam alegremente a visão de normalidade que o filme dá da vida dos hooligans, mostrando o seu lado "saudável", com familias, emprego e amigos.

O personagem principal, Matt Buckner, é encarnado pelo nosso querido hobbit Elijah Wood. Matt um quase finalista de jornalismo em Harvard é injustamente expulso a dois meses do diploma e viaja para Londres onde vive a irmã. E então temos a história do patinho feio, versão hardcore: o rapaz timido e com medo de tudo e de todos transforma-se num herói corajoso; e tudo por causa do companheirismo e solidariedade do novo grupo de amigos que, só por acaso, são hooligans do West Ham United e vivem para espancar e serem espancados por outros iguais a eles.

Enfim, na minha opinião vale apenas uma estrela (só porque as cenas de violência me pareceram tecnicamente bem feitas) o que não justifica de forma nenhuma uma ida ao cinema.

Mais alguém viu este filme? Deêm-me as vossas opiniões...

1 comentário:

Marco Lourenço disse...

oi

deves ter sido minha colega da fct mas como n tou a descodificar pelo nome quem és... bem vinda ao bloggário

ainda n vi esse filme mas adorava
tb acho optimo se fazer qq comentario na area cultural nacional

poiis faz imensa falta a esta terra

o meu blog se quiseres espreitar é
chocolats & pirandelos

www.pirandelos.blogspot.com