quarta-feira, janeiro 18, 2006

Presidenciais 2006: O inevitável apelo ao voto



Faltam apenas 4 dias para as eleições e quem me conhece minimamente já poderá estar a estranhar eu ainda não ter feito nenhuma referência a este facto. Tenho estado a adiar um bocadinho porque o blog é muito recente e achei que se começasse com politiquices logo nos primeiros posts perdia toda a "clientela" mesmo antes de a conquistar.

Mas agora tem mesmo de ser! O assunto é demasiado importante para ser ignorado.

Em primeiro lugar, e mesmo supondo que estas informações não sejam novidades para a maioria, aqui vão alguns dados teóricos:

O Presidente da República é eleito por sulfrágio universal e directo, de 5 em 5 anos, por um escrutínio maioritário a duas voltas (isto quer dizer que, para ser eleito, um candidato tem de ter mais de 50% dos votos e que, se tal não acontecer na primeira votação, os dois candidatos mais votados são sujeitos a uma segunda votação - atenção que os votos em branco não contam para as percentagens). São elegíveis todos os cidadãos eleitores de origem portuguesa e maiores de 35 anos.

Segundo a Contituição da República Portuguesa,"o Presidente da República representa a República Portuguesa, garante a independência nacional, a unidade do Estado e o regular funcionamento das instituições democráticas e é, por inerência, Comandante Supremo das Forças Armadas."

No dia da eleição (22 de Janeiro), as assembleias de voto estão abertas entre as 8:00h e as 19:00h e todos os cidadãos recenseados podem votar desde que devidamente identificados (BI e cartão de eleitor), não esquecendo que o apelo ao voto a menos de 500 metros (e isto inclui até apenas revelar em quem se votou!!) é proibido e, teoricamente, punido por lei.

Nestes eleições presidenciais vão a votos 6 candidatos que, por sorteio, irão aparecer pela seguinte ordem no boletim de voto:

1º - António Pestana Garcia Pereira (www.garciapereira-presidenciais2006.net/)
2º - Aníbal António Cavaco Silva (www.cavacosilva.pt/)
3º - Francisco Anacleto Louçã (www.franciscopresidente.net/)
4º - Manuel Alegre de Melo Duarte (www.manuelalegre.com/)
5º - Jerónimo Carvalho de Sousa (www.jeronimodesousa.org/)
6º - Mário Alberto Nobre Lopes Soares (www.mariosoares.net/)


Quem me conhece sabe que eu sou de esquerda e que tenho um ódiozinho de estimação pelo Sr. Aníbal. Como tal, o meu voto será sempre inevitavelmente num dos candidatos de esquerda, o que quer dizer que, numa segunda volta votarei em qualquer um que possa evitar a transformação do meu querido Portugal novamente num cavaquistão.

De qualquer maneira, o meu apelo vai essencialmente no sentido de sensibilizar toda a gente para a importância do voto. O voto é um direito mas também é a base do sistema democrático em que vivemos e que tanto prezamos. Votar é ter voz, não votar é comer e calar!

E pronto, prometo que tão cedo não vos dou uma seca igual e já agora para quem chegou até aqui e ainda possa estar em dúvidas sobre se vai votar, acreditem em mim: ler este post todo foi de certeza muito mais chato do que pôr um cruzinha no boletim de voto (ok, não resisto: se puderem evitar a cruz no Cavaco, agradecia :P )

3 comentários:

Anónimo disse...

Vá... o teu blog até tá engraçado. Toca no limite do fraquinho mas está ligeiramente acima... Digamos que fica no razoável! :P
Agora eu é que tive uma daquelas pontarias e acertei logo no dia em que tinhas de falar de politica! Perdi a vontade de ler o resto mas pronto... acabei por ler uns posts engraçados.
Agora o teu subtil pedido... acho que nao vais ter sorte como já imaginarias da minha parte.
Beijinhos

Anónimo disse...

Gosto do teu Blog amiga mas no que toca a votos não estamos no mesmo lado. Tu gostas da esquerda e eu da direita!... Já agora apelo eu ao voto no Sr. Prof. Aníbal Cavaco Silva!
Guess Who????
Beijinhos

Raquel disse...

Excepcionalmente vou deixar ficar este comentário não assinado. Faço isto por duas razões: 1º desconfio quem seja e 2º entendo perfeitamente que uma apoiante cavaquista tenha vergonha de se identificar (eheh)