quarta-feira, março 08, 2006

Vai uma ajudinha?

Gosto de livros com muitas páginas!

Gosto daquela sensação quando começo a ler um grande volume de que vou ter aquela companhia durante algum tempo. E quando um livro de que gosto começa a chegar ao fim, a minha velocidade de leitura tende a diminuir, como se me sentisse relutante em quebrar os laços com a estória, embora simultaneamente ansiosa por terminar, para me sentir saciada, como no fim de uma boa refeição.

A sensação de acabar um livro também é boa. Fecha-se um livro e logo se antevê a abertura de outro. É geralmente quando estou a meio de uma boa leitura que a minha atenção é despertada para outros títulos, por outras estórias... Mas eu sou fiel! E é muito muito raro não acabar um livro.

Mas agora estou uma "solteira literária", terminei uma longa relação com um belíssimo romance semi-histórico (O Historiador de Elizabeth Kostova) e todos aqueles titulos que me tentaram seduzir há uma semana atrás, não me parecem suficientemente interessantes e de alguns já não me lembro sequer o nome.

E é por isso meus amigos que venho pedir a vossa ajuda. Preciso urgentemente de companhia literária; aceito sugestões, "blind-dates" com livros descomprometidos, apresentações formais... Da minha parte prometo alguns serões bem passados :)

5 comentários:

Ana disse...

Para relações prolongadas mas intensas sugiro Os pilares da Terra de Ken Follet, romance histórico com umas possantes 919 páginas. Peca pela tradução descuidada, mas podes tentar encontrar em inglês.

Anónimo disse...

Embora seja um livro de curta relação, tenho vindo a apaixonar-me por ele: Capitães da Areia - de Jorge Amado. Conta a história dos meninos de rua no início do século e é sem dúvida, um belo exemplar.


beijinhos

Raquel disse...

Anas, obrigada pelas sugestões. Quanto ao primeiro desconheço totalmente mas confio em pleno na fonte pelo que será uma hipotese a considerar atentamente (principalmente se o tiveres para me emprestar :) ). Quanto ao segundo, já li mas concordo que é um óptimo livro e muito comovente.

Quanto à sugestão da ave rara que pelos vistos partilha a mesma herança genética que eu, só posso dizer-te: ganha juizo!

Náná disse...

Se queres tijolos, posso recomendar-te 2:
A Filha do Capitão de José Rodrigues dos Santos, com uma excelente base histórica que reporta ao início do século e vai até ao final da I Guerra Mundial, e onde podes, aliás, recordar os pormenores do aparecimento do meu Sporting e do teu Benfica.
Agora estou a ler uma obra mais recente: "Mao, a História desconhecida". Estou no início mas estou a gostar de conhecer a história do "Senhor da China". Tu que te interessas por estes assuntos talvez gostes do tipod e leitura.

Rondam ambos as 900 páginas! Tens leitura para muito tempo (o primeiro li numa semana...)

Beijocas!

Anónimo disse...

Caso nunca tenhas lido, o que constituirá verdadeiro crime de denegação de justiça, aconselho "a causa das coisas" do Miguel Esteves Cardoso,

de resto, sou suspeita porque adoro só os clássicos

"diário de uma criada de quarto" - Mirabeau,

e o inestimável "Teresa Raquin", do Flaubert

diver-te, bja