terça-feira, março 07, 2006

North Country - Terra Fria


Apesar de ultimamente a minha utilidade para a sociedade em geral se aproximar da de um ácaro, tenho tentado convencer-me a mim própria que pelo menos as criticas que vou deixando neste blog podem ajudar-vos, àqueles que gastam o tempo de modo produtivo, a optar por um filme quando decidem ir ao cinema. Por isso aqui vai mais um comentário.

Ontem fui ver um dos poucos filmes com nomeações que ainda não tinha assistido: o North Country da lindíssima Charlize Theron.

Não sendo um filme fabuloso ou inesquecivel, ele conta com alguns pontos relevantes a seu favor: o facto de ser baseado num caso veridico, ter boas interpretações de bons actores e passar-se em parte numa sala de tribunal (tema que eu gosto).

North Country baseia-se num importante caso passado nos EUA e que deu origem à primeira acção de assédio sexual no trabalho ganho por um grupo de mulheres trabalhadoras numa mina. Centrado em Josey Aimes (Charlize Theron), uma mulher simples que sai de casa para fugir de um marido abusivo e é admitida nas minas, um ambiente de trabalho predominantemente masculino e machista. Se por um lado este novo emprego lhe permite obter a independência financeira que sempre ambicionou, por outro ela vê-se sujeita a todo o tipo de humilhações fisicas e psicológicas dos seus colegas homens.

Apesar de todas as contrariedades e da falta de apoio das suas companheiras, ela vai ingressar numa luta aparentemente infrutífera contra a injustiça instalada e vai ver o seu passado devassado.

É uma história sobre a força de uma mulher que só queria justiça e não fazer História. Mas que fez.

Apesar de não ter ganho nada (nem era de prever) o filme teve duas nomeações justas para os Oscars (Melhor actriz principal - Charlize Theron e Melhor actriz secundária - Frances McDormand) e pode valer uma agradável noite de cinema. Dou 4 estrelas.

Sem comentários: