sábado, fevereiro 18, 2006

Syriana


Ontem impunha-se uma dúvida cruel: escolher entre Syriana (nomeado para Melhor Actor Secundário (George Clooney) e Melhor Argumento original) e Walk the Line (Melhor Actor Principal (Joaquin Phoenix), Melhor Actriz Principal (Reese Witherspoon), Melhor Montagem, Melhor Guarda-roupa e Melhor Som).

Como a minha indecisão já me estava a causar urticária e falta de ar, deixei a escolha totalmente ao critério do Luis que optou, como já devem ter percebido, pelo primeiro.

Vou ser sincera: é um filme bastante dificil de seguir e de se perceber, requerendo uma atenção permanente aos pormenores do argumento e também algum conhecimento anterior da temática em causa para se acompanhar. Mas não deixa de ser um grande filme!

Preparem-se para um (muito) complexo thriller politico, onde o percurso de quatro personagens serpenteia por entre as malhas da corrupção que envolve o negócio petrolífero. Temos Bob Barnes (George Clooney), um agente da CIA em fim de carreira que recebe como missão final matar Nasir, o mais velho de dois principes de um pais do Golfo produtor de petróleo, mas que inesperadamente descobre as verdadeiras razões por detrás da sua teórica luta anti-terrorista. Depois há Bryan Woodman (Matt Damon) um corporativo que, depois de perder um filho tragicamente, se deixa seduzir pelas ideias revolucionárias de Nasir cujo principal objectivo é dar dignidade ao seu próprio país e liberalizar a venda do petróleo (o que significaria retirar a prioridade de compra ao USA e simplesmente dar o direito de exploração ao pais que pagar mais, neste caso a China). Seguimos também a percurso de um jovem paquistanês, que depois de dispensado da plataforma onde trabalhava, se envolve com um carizmático lider terrorista e finalmente Bennett Holiday (Jeffrey Wright) um intermediário na fusão milionária de duas companhias petroliferas americanas que controlarão toda a produção do Kasaquistão e possivelmente de todo o Golfo...isto se Nassir não for escolhido pelo pai como novo Emir, questão para a qual contam com uma "ajudinha" da CIA.

Confusos? Pois não consigo resumir o filme de forma mais simples pois o enredo é realmente complexo. O meu conselho é que o vão ver com atenção e depois tirem as vossas próprias conclusões (se calhar também pode ser que eu é que não seja muito perspicaz e o filme até seja básico, lol).

Aproveito para vos deixar algumas infos extra (e de graça!). George Clooney (proprietário, juntamente com Steven Soderbergh, da Section Eight, a produtora independente do filme) passou "as passinhas do Algarve" (que linda expressão!) para fazer este papel. Para além de ter engordado cerca de 13 quilos em menos de dois meses (proeza conseguida à custa de 9 refeições diárias e vários litros de cerveja), ele sofreu um acidente durante uma das cenas do filme (para não vos estragar a surpresa digo-vos só "unhas" e tenho a certeza que quando o virem identificam imediatamente a cena) em que bateu com a cabeça e lesionou gravemente a cobertura da coluna em diversos sitios o que o levou a expelir liquido espinal pelo nariz e a ter violentissimas dores de cabeça e perdas de memória. Após ser operado mais do que uma vez parece que o problema está mais ou menos resolvido mas anda tem enxaquecas diárias.

Não sei se este pormenor tem algum interesse mas pode ser que vos convença a ir ver o filme por compaixão do pobre "Georginho" e já agora também porque ele é um dos mais acérrimos activistas contra as politicas terroristas do Bush, tanto que diversos conservadores já pediram para boicotarem o filme.

Bem, já escrevi um testamento, resta-me só recomendar-vos mais esta ida ao cinema e dar 4,6 ao Syriana.

P.S.: Será que ninguém que lê o meu blog vai ao cine??? Pk é q nunca tenho opiniões sobre os filmes que comento? Seus preguiçosos!

1 comentário:

Mocas disse...

Realmente com as tuas descrições qualquer filme se torna apetecível...o que torna verdadeiramente complicada a escolha do próximo filme a ver: Munique, o Leopardo, Brokeback Mountain ou este Syriana!
Acho que também vou deixar alguém escolher por mim! LOL.