domingo, fevereiro 26, 2006

Frida no CCB


Sexta-feira fui com a Lara ver a exposição sobre a vida e a obra da Frida Kahlo no Centro Cultural de Belém. Até Maio vão estar expostas as 26 obras do Museu Dolores Olmedo, no México, que constituem a mais importante colecção mundial desta pintora mexicana.

A pintura de Frida é controversa e muito autobiografica mas dificilmente deixará alguém indiferente. Chegando a ser identificada com a corrente do Surrealismo, Kahlo não aceitou o rótulo. "Pensaram que eu era Surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, só pintei a minha própria realidade", disse um dia.

A exposição está dividida em 4 partes, desde o seu nascimento (1907) até à sua morte (1954) e é completada por fotografias e explicações sobre a sua vida conturbada e pautada pelo sofrimento.

Ao fim-de-semana, pelo preço do ingresso (2,5 euros para cartão jovem ou estudante) ainda há direito a uma visita guiada, pelo que penso voltar lá brevemente. Se tiverem tempo, aproveitem para dar lá um salto também porque esta poderá ser das poucas oportunidades (ou a única) que terão de ver esta tão importante colecção.

Sem comentários: