sexta-feira, fevereiro 24, 2006

Capote



Genial! Não tenho outra palavra para classificar este filme.

Embora já estivesse à espera de ver uma boa história e uma boa interpretação, saí do cinema completamente rendida... Inesperadamente este Capote entrou para a minha reduzida lista de "Os meus filmes favoritos"!

Embora nomeado para 5 Oscars (Melhor Filme, Melhor realizador - Bennett Miller, Melhor actriz secundária - Catherine Keener, Melhor argumento adaptado e, claro, Melhor Actor principal - Philip Seymour Hoffman) este filme ficar-se-á muito provavelmente por apenas um (o de melhor actor), o que apesar de injusto, pode ser de certa foma compensado pelo facto de entretanto já ter ganho 28 das outras 54 nomeações para prémios.

Este é um filme sobre Truman Capote, um excêntrico e famoso escritor dos anos 50 e 60, cujos mais conhecidos livros são o "Breakfast at Tiffany's" e o "In Cold Blood". É precisamente a sua investigação para este último livro que o filme retrata. Em 1959, Truman lê uma noticia sobre o assassinato de uma familia de 4 numa pequena terra chamada Halcomb no Kansas. Com a intenção de escrever um artigo para o jornal The New Yorker, Capote viaja para Halcomb acompanhado da sua amiga Harper Lee (Catherine Keener). Após a captura dos dois assassinos, Capote decide transformar o artigo naquilo que ele considerava vir a ser a obra literária da sua vida, e é com esse objectivo que se vai envolver profundamente com esta história e principalmente com um dos suspeitos, Perry Smith (Clifton Collins Jr.), com quem Capote se indentifica. Em Capote começa a criar-se um profundo e perturbado conflicto interior entre a compaixão e a vontade de ajudar Perry e o desejo de terminar o seu livro, sabendo que, para tal, ambos os assassinos têm de ser executados.

Sem grandes surpresas no argumento, o brilhantismo deste filme está na realização e nos personagens, particularmente em Truman Capote, cuja interpretação por Seymour Hoffman é pura e simplesmente (e na minha opinião surpreendentemente) genial. É sem dúvida a melhor interpretação do ano e muito provavelmente o papel da vida de Hoffman.

Dou-lhe uma pontuação de 4,8 (a mais alta até agora) e só posso recomendar-vos que não o percam.

1 comentário:

Anónimo disse...

Hello miuda...

Não posso concordar c a tua critica... fui ver hj o Capote e fiquei muito desiludida com o movie :( ao ponto de ter quase adormecido (e tinha dormido 13h!!).

Várias pessoas me tinham dito q era um filme muito bom, mas achei que é um filme bastante cansativo... mas pelos vistos as opiniões divergem... atrás de mim, à saída do cinema, vinham duas amigas, uma dizia que tinha adorado e a outra dizia "o filme é chato, mas chato, chato, chato..." (eu concordo mais com a segunda amiga :p)

Estou curiosa agora em relação ao "Colisão"...

Beijos