segunda-feira, janeiro 14, 2008

Paranormal


Depois da mega noitada de sábado e de finalmente ter conseguido dormir mais do que as duas horas que a onda de insónias actual me tem permitido (isto apesar de só termos deitado a cabeça na almofada às 9 da manhã) hoje acordei particularmente bem disposta (há quem seja capaz de jurar que ainda havia restos de bacardi, mas isso são más línguas!).


Já combinada há uns dias estava uma ida ao teatro Mundial para assistir à tão falada peça do Joaquim Monchique - Paranormal. Não sendo particularmente fã do senhor, confesso que o conceito da peça me criava algumas expectativas, ainda mais porque admiro bastante o autor da mesma- o brasileiro Miguel Falabella.


De facto o texto é fantástico, muito bem conseguido mesmo. E o Monchique consegue sem dúvida fazer um bom trabalho com pouquissimos adereços de palco. Acredito que o actor deve sair esgotado daquela maratona teatral. Até eu fiquei cansada!!


A peça é uma espécie de grande sessão espirita que por acidente se torna numa confusão de linhas trocadas entre pessoas que se procuram. O actor encarna nada mais nada menos que 16 personagens!


(Ah, e adorei a cadeira branca que estava em palco, se alguém souber de onde é digam-me que eu quero uma cá para casa.)


O que é pena é a sala a meio gás, ainda por cima com a grande maioria dos presentes lá por convite (nós incluídos...). Mas a verdade é que ir ao teatro não é propriamente barato e muitas destas peças, mesmo as mais conhecidas, sobrevivem à custa da carolice e do amor à camisola dos actores e resto da produção.


Nova resolução de ano novo: ir ao teatro pelo menos de 2 em 2 meses (seis peças num ano será bastante acima da média de 2007).


Eu gostei e recomendo.

2 comentários:

Anónimo disse...

já vi duas vezes o paranormal do joaquim monchique, alem do joaquim que é um génio a representar, gostei muito da adaptação da peça e do cenário ( tambem da autoria do joaquim monchique) o monchique é brilhante e consegue por uma plateia em pé no final, no dia que eu fui estava cheio o teatro..( a cadeira é da AREA)..e é linda....
beijos....

cristina

Raquel disse...

Se a cadeira é da AREA acho que nem me atrevo a ir lá vê-la...tinha de ficar 3 meses sem comer para a comprar...