terça-feira, janeiro 22, 2008

Atonement - Expiação





A primeira coisa que me ocorre dizer relativamente a este filme é que alguém deveria por a Keira Knightley a soro; aquela alminha está com uma gravíssima crise de anorexia, até faz confusão de tão magra!!! (não resisto a ilustrar com esta foto dela numa das apresentações deste mesmo filme)


Posto isto, vamos ao filme, cujo conteúdo não é muito mais denso que a camada de carne que cobre o corpo esquelético da menina! Uma seca. Talvez seja eu que não possuo as capacidades intelectuais necessárias para apreciar a estética (ou deverei antes dizer estática) deste filme, mas de facto, para além da primeira meia-hora aceitável, achei o resto do filme uma verdadeira perda de tempo e dinheiro.

Acho que devia ter desconfiado (o estilo Pride and Prejudice, a óptima crítica nos jornais, os Globos de Ouro arrecadados e a tontinha da Keira como protagonista não prenunciavam nada de bom) mas mesmo assim corri - infelizmente- o risco.
Desta vez não me vou dar ao trabalho de resumir o filme. A história já é demasiado insipida vista no grande ecrã que me parece que se vos tentar dar algum tipo de resumo não vou conseguir evitar contar tudo. E pode ser que alguem ainda queira ir ver...ou não...
Pronto, nem tudo é mau. Tanto é o esforço empregue em demonstrar as capacidades de realização de Joe Wright (o mesmo de Pride and Prejudice) que podemos realmente assistir a alguns bons momentos cinematográficos (tecnicamente falando); mas o problema é que o desfilar de planos bem conseguidos não chega, nem de perto nem de longe, para tornar o filme minimamente interessante. Aliás, diria mesmo que, para além de extremamente cansativo, o filme é por vezes bastante "petulante".

Ahh, e não posso esquecer a máquina de escrever repetitiva e monótona que "toca" quase incessantemente, abafando a banda sonora (composta essencialmente por temas de Puccini e Debussy)

Enfim, não gostei, não recomendo. Mas gostava de saber as vossas opiniões (já que este parece ser para muitos o "filme do momento").

Para mim, e já dando o desconto pelo facto de não gostar do género, vale 1,5 estrelas (e apenas pela primeira meia hora do filme.

2 comentários:

Anónimo disse...

Estava eu há pouco na conversa sobre idas ao cinema quando, para meu espanto, um amigo meu me aconselhou a ir ver este filme, diz que adorou...

Pois na minha opinião o filme é muito cansativo! Até começou benzinho, nos primeiros minutos apenas... pq passado pouco tempo parecia que nunca mais chegava ao fim... Não gostei.

São gostos... :)

Mocas disse...

OLá,
Já tinha saudades das tuas apreciações cinéfilas. Concordo contigo ao detestar os tradicionais críticos de cinema pseudo-intelectuais. Se um filme tem como propósito o entretenimento e cumpre com o esse objectivo, não é por ser muito "comercial" que é necessariamente mau.
Fui ver a Operação Cloverfield...aguardo com curiosidade a tua crítica. Digamos que o filme é no mínimo estranho.
bjocas, Mónica